
.png)
Quando eu decidi aos 13 anos que queria ser profissional de TI, a tecnologia ainda era um mistério inacessível. No entanto, minha paixão era tão intensa que nada me impediria de aprender a programar, de entender os computadores e desvendar sua lógica.
Com muito sacrifício, concluí meu curso técnico em Processamento de Dados. Estudava pela manhã e trabalhava em uma papelaria à tarde, ajudando meus pais a pagar as mensalidades. A dedicação valeu a pena, pois o curso técnico me abriu portas para um emprego melhor e me permitiu dar aulas de informática. Então, tive a oportunidade de ingressar na faculdade de Bacharelado em Ciência da Computação, um sonho se tornando realidade. As mensalidades eram altas e meu salário era exatamente o suficiente para cobri-las. No segundo ano da faculdade, comecei a trabalhar em São Paulo como Analista de Sistemas, e assim, meu sonho de atuar na minha área de paixão começou a se concretizar.
Não posso dizer que foi fácil concluir a faculdade. Acordava às 5 da manhã para trabalhar em São Paulo e, ao retornar, seguia diretamente para a faculdade em Santos, enfrentando quase 2 horas de viagem. Chegava em casa por volta das 11 da noite, exausta. No entanto, com determinação, me formei como Bacharel em Ciência da Computação, um orgulho imenso para meus pais, que batalharam muito por mim e minhas irmãs. Missão cumprida, pelo menos por enquanto.
Foram quase 15 anos desenvolvendo sistemas, trabalhando como consultora nas principais seguradoras do Brasil. Até que um convite para coordenar as operações na área de negócios que eu atendia mudou tudo. Por que não aceitar? Afinal, conhecia as necessidades daquela área como ninguém, pelo ponto de vista da TI, é claro.
Aceitei o desafio com coragem, mas não foi nada fácil para alguém acostumada a lidar apenas com computadores. Minha vida era baseada em "0 e 1". Os computadores executavam minhas ordens sem questionar. No entanto, liderar pessoas era completamente diferente. Cada indivíduo tinha seu próprio humor e forma de trabalhar. Descobri que a dicotomia certa e errada, o binário que estava acostumada, poderia ter uma história por trás. A gestão ia além dos números, sistemas e relatórios. Envolver paixão, dedicação, respeito e vestir a camisa do time.
Não teve jeito. Voltei para a sala de aula e fiz um MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Essa experiência mudou completamente minha perspectiva. A graduação não me preparou para ser gestora, mas o MBA me deu uma compreensão real de como as coisas funcionam na administração de uma empresa.
Agora, eu estava à frente. Vivi os dois lados: meu início como profissional de TI estava em minha essência, fazia parte de mim. No entanto, também adquiri conhecimentos em administração. Comecei a entender como usar os dados a meu favor, como usá-los para gerir minhas operações, metas e equipe. A gestão analítica se tornou meu guia, meu poderoso aliado.
Trabalhei como gestora em uma das maiores seguradoras do Brasil por quase 7 anos. Era responsável por uma operação que movimentava milhões de reais todos os meses. Posso dizer com orgulho que tornei essa operação mais eficiente, transformando processos e criando dashboards para acompanhar a operação e as metas de cada analista.
Recebi um prêmio de Gestão de Ouro, o que me enche de orgulho. Com clareza e transparência, consegui motivar minha equipe, construir um time unido, com foco nos objetivos em comum. Deixei um legado, mas chegou a hora de dizer adeus após 12 anos nessa empresa maravilhosa, onde tive tantas oportunidades de crescimento profissional. Não foi fácil deixar uma parte de mim para trás.
Em 2018, tomei a decisão de mudar-me com minha família para a Inglaterra. Desde então, tenho atuado com gestão analítica em empresas financeiras, nas áreas de MI (Management Information) e Analytics. Crio dashboards e relatórios que apoiam a tomada de decisão em todos os níveis e áreas da empresa.
Após essa longa jornada com dados, decidi escrever um novo capítulo da minha história. Ofereço serviços de mentoria e consultoria para aqueles que desejam crescer profissionalmente por meio da gestão analítica. Independentemente da fase em que a pessoa esteja em sua carreira, gerir metas, trabalho e vida é uma habilidade crucial que está sempre presente. Tenho plena convicção de que a capacidade de analisar dados coloca um profissional vários passos à frente no mercado de trabalho.
Acredito que a única forma de gerenciar é por meio da análise de dados, sem achismos. Tomar decisões orientadas por dados é o único caminho!
Estou aqui para ajudar você a trilhar esse caminho de sucesso. Junte-se a mim e vamos impulsionar sua carreira e negócios por meio da GESTÃO ANALÍTICA!

Entre em contato para saber mais sobre a minha consultoria, mentoria e meus cursos sobre Análise de Dados e Gestão Analítica.